BENEFÍCIOS DA CAMINHADA

  1. < SORRY, MAS ODIEI A ATUALIZAÇÃO DO WORDPRESS….NÃO ESTOU CONSEGUINDO FAZER VÁRIAS COISAS COMO TIRAR O RAIO DESSE NÚMERO, ESTÁ INSUPORTÁVEL! > Oi meus amores….desde o dia primeiro do ano estou caminhando todos os dias bem cedinho e tem feito muito bem para minha saúde física e mental. Por isso fui buscar os benefícios da caminhada para incentivar vocês a começarem também! É uma atividade maravilhosa, barata (você só precisará de um tênis bom) e você pode praticar onde e quando quiser! Achei as explicações que encontrei no site MINHAVIDA.COM.BR super completas…
  1. MELHORA A CIRCULAÇÃO:
    Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque, durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. “Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas”, explica o fisiologista Paulo Correia.
  2. DEIXA O PULMÃO MAIS EFICIENTE:
    O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras. “A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador”, explica.
  3. COMBATE A OSTEOPOROSE:
    O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose. “Na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença”, diz o fisiologista da Unifesp.
  4. AFASTA A DEPRESSÃO:
    Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina. Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. “Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando”, explica Paulo Correia.
  5. AUMENTA SENSAÇÃO DE BEM ESTAR:
    Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido. Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre – ou modalidades como ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura -, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.
  6. DEIXA O CÉREBRO MAIS SAUDÁVEL:
    Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. “Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos”, comenta Paulo Correia. Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh afirma que as pessoas que caminham em média 10 km por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive à doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais.
  7. DIMINUI A SONOLÊNCIA:
    A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite. “Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte”, completa o especialista da Unifesp.
  8. EMAGRECE:
    Sim, caminhada emagrece! E esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. “É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas”, afirma Paulo Correia. E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.
  9. CONTROLA A VONTADE DE COMER:
    Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício de comer – especialmente chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária. Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima. “Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida”, afirma Paulo Correia.
  10. PROTEGE CONTRA DERRAMES E INFARTOS:
    Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. “Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam”, diz Paulo. A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.
  11. DIABETES:
    A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos. Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente. “Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes“, explica o fisiologista da Unifesp.

FONTE: WWW.MINHAVIDA.COM.BR

CHÁS GOURMET

Quem aí também AMA um cházinho? Nossa eu sou apaixonada, antes de dormir sempre me aconchego no sofá e tomo um chá quentinho para ajudar a relaxar e dormir melhor. Descobri um kit de chás no site da Amaro que me surpreendeu!

Na verdade achei caro e só comprei mesmo por conta da mini peneira, mas quando chegou a caixa e eu abri as latinhas fiquei encantada e já quero comprar mais.

O perfume que exala quando você abre cada uma das latinhas é muito bom! Nesse kit vem 6 chás: Anaberry, Indian Flavor, Berlin, Dream On, Toronto Nights e Canelle.

  • Anaberry: chá verde cremoso e encorpado, mas suavizado pela delicada combinação com o morango e o abacaxi. Ele traz a suavidade da combinação do morango com abacaxi para proporcionar disposição para o dia a dia e ajudar no combate à ansiedade. Contém l-theanina, propriedades anti-inflamatórias e energizantes.
  • Indian Flavor: o mais fino chá preto recebe a perfeita combinação de canela-do-ceilão, gengibre, cravo, cardamomo e pimenta-preta, que faz deste chá uma festa para os sentidos. Função estimulante, auxilia na redução do cansaço, possui propriedades anti-inflamatórias, ação afrodisíaca, estimulante da mente e do corpo. Não é recomendado para quem tem problemas de estômago ou gastrite.
  • Berlin: frutas de diversas partes do mundo encontram-se reunidas nesta infusão alegre e especial. Possui propriedades antioxidantes, auxilia na digestão, ajuda no rejuvenescimento e favorece a libido. O mix de frutas desse chá tem, primeiramente, efeito digestivo além de um combo de antioxidantes para auxiliar na prevenção de doenças e agir no anti envelhecimento.
  • Dream On: a textura aveludada e o sabor amendoado do chá branco provêm das folhas tenras da Camellia sinensis, colhidas ainda em botões. O processo de vaporização e secagem, sem fermentação, garante a cor branca / prateada deste encorpado chá. Suavidade e conforto em sua xícara. A escolha ideal para acompanhar biscoitos ou bolos em um lanche matinal ou vespertino. Possui propriedades antioxidantes. auxilia na inibição dos radicais livres, ajuda na prevenção do envelhecimento e promove melhorias na saúde do coração e neurológica. O chá branco possui uma grande quantidade de antioxidantes o que o torna especial para a fertilidade, saúde do coração e do cérebro. Esses antixoxidantes auxiliam na proteção dos neurônios e previnem doenças como o Parkinson, por exemplo.
  • Toronto Nights: o sabor invernal das amêndoas e da canela combina perfeitamente com a suavidade da rosa mosqueta e o aroma cítrico da laranja e do capim-limão. É um chá encorpado, que evoca um caloroso encontro entre amigos. Um blend cheio de propriedades que ajudam na diminuição do estresse e na melhora da disposição. E quando infusionado de 8 a 12 minutos ainda auxilia no emagrecimento saudável. Ajuda no controle do colesterol, estimula a circulação, possui propriedades anti-estresse e melhora a disposição.
  • Cannelle: uma especial infusão de rooibos faz este blend delicado como a combinação de canela, amêndoas, coco e avelã. Degustar cannelle é como saborear biscoitos caseiros recém saídos do forno. Ajuda a estimular o fluxo sanguíneo, auxilia na melhoria da imunidade, favorece a atividade cerebral e é fonte de vitaminas a, d, k, e, b1 e b2. O rooibos é um excelente parceiro para aqueles que pretendem diminuir a ingestão de açúcar, pois já possui por natureza um sabor levemente adocicado. Essa versão cannelle ainda auxilia no equilíbrio dos hormônios femininos. A rosa mosqueta auxilia na imunidade e a canela melhora o fluxo sanguíneo ajudando a levar os nutrientes dos outros ingredientes para o corpo.

Vontade tomar chá o dia inteiro, não é?

Carola Duarte nas redes sociais:
 Me siga no Instagram: @blogcaroladuarte
 Curta a Fan Page: /blogcaroladuarte
 Se inscreva no canal no Youtube: /blogcaroladuarte
 Twitter: caroladuarte
 Pinterest: caroladuarte
 Use as hastags: #blogcaroladuarte #dicadacarola

Bem estar | 5 razões para começar a praticar yoga

A yoga entrou na minha vida através de uma pessoa muito especial que também é minha professora. A Cidinha me apresentou a prática num momento de transição na minha vida. Estava prestes a completar 40 anos e queria mudar algumas coisas dentro de mim e a yoga me ajudou (e me ajuda muito) nesse processo. Infelizmente, por motivos pessoais, dei uma parada e já não vejo a hora de voltar.

5 motivos para fazer yoga

Listei 5 razões para começar a praticar Yoga e quem sabe inspirar alguns de vocês a começarem a praticar também, né?

5 motivos para fazer yoga 2

  1. Conhecer nosso corpo: eu tinha a ideia totalmente errada de que conhecia meu corpo. Não…não conhecemos e a Yoga nos leva a uma viagem por cada cantinho desse templo sagrado;
  2. Leveza: impressionante como a prática nos deixa leve, isso porque a prática causa a liberação de um hormônio chamado endorfina que traz sensação de bem estar. Uma hora de Yoga de manhã é combustível para o dia todo;
  3. Força nos músculos: e olha, coloca força nisso! É preciso muita força nos braços para sustentar as posições. E muita força no abdômem para manter o equilíbrio e a concentração durante a aula;
  4. Silenciar a mente: uma das coisas que mais gostei quando comecei a praticar Yoga. Com o tempo vamos aprendendo a silenciar nossa mente, organizar os pensamentos, dissipar os pensamentos negativos e manter o equilíbrio emocional;
  5. Conscientização: uma das coisas que mais desejava na vida era parar de comer carne, de me alimentar de algo vindo de tanto sofrimento, e sem dúvida, a Yoga foi fundamental para me ajudar nesse processo.

5 motivos para fazer yoga 1

Se você sentiu vontade de praticar yoga, entra em contato com a Cidinha através do fone (16) 99962 4136. Garanto que vocês irão amar!

E você pode enviar essas imagens para o seu perfil no Pinterest. É só clicar em cima do ícone do PIN nas imagens e salvar nos seus painéis de inspiração.

Carola Duarte nas redes sociais:

 Me siga no Instagram: @blogcaroladuarte
 Curta a Fan Page: /blogcaroladuarte
 Se inscreva no canal no Youtube: /blogcaroladuarte
 Twitter: caroladuarte
 Snapchat: caroladuarte
 Pinterest: caroladuarte
 Use as hastags: #projetosemmedodobiquini #blogcaroladuarte #dicadacarola
Blogueira oficial do IT BLOGGERS (www.itbloggers.com.br)

Bem Estar | Corrida Outubro Rosa Ribeirão Preto

Outubro Rosa - 08Out2016 | Rafael Cautella Fotografia | www.facebook.com/RafaelCautella | www.instagram.com/RafaelCautella

Em sua 4ª edição em Ribeirão Preto, a Corrida Outubro Rosa inicia período de inscrições a partir de 30 de julho, às 20h, através do site oficia lwww.outubrorosa.net.br. Nesta data, estarão disponíveis – exclusivamente para mulheres – 200 vagas em um lote promocional. A partir do dia 31, também a partir das 20h, as vendas começam para todo o público. A verba arrecada com as inscrições será revertida para o Instituto de Ensino e Pesquisa em Oncologia de Ribeirão Preto (IEPO).

A abertura antecipada e promocional para as mulheres é mais uma forma da Corrida Outubro Rosa ressaltar seu objetivo principal: promover a conscientização e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O evento acontece no dia 01 de outubro, domingo, com largada às 8h no estacionamento do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. As opções são o percurso de 3 km de caminhada ou 5 km de corrida.

A Corrida Outubro Rosa 2017 é realizada pelo InORP – Instituto Oncológico de Ribeirão Preto e pela ARS Eventos e Consultoria Esportiva. Mais informações pelo site:http://www.outubrorosa.net.br

E você pode enviar essas imagens para o seu perfil no Pinterest. É só clicar em cima do ícone do PIN nas imagens e salvar nos seus painéis de inspiração.

Carola Duarte nas redes sociais:

 Me siga no Instagram: @blogcaroladuarte
 Curta a Fan Page: /blogcaroladuarte
 Se inscreva no canal no Youtube: /blogcaroladuarte
 Twitter: caroladuarte
 Snapchat: caroladuarte
 Pinterest: caroladuarte
 Use as hastags: #projetosemmedodobiquini #blogcaroladuarte #dicadacarola
Blogueira oficial do IT BLOGGERS (www.itbloggers.com.br)

Bem Estar | Vegetarianismo | fontes de Proteína vegetal

Depois que eu assisti ao documentário Cowspiracy virou uma chavinha dentro da minha cabeça que estava querendo virar já há um tempo. Na verdade sempre tive dois pensamentos dentro de mi: como ou não como, gosto ou não gosto. Enfim, acho que chegou a hora da mudança e depois do documentário (assista ao trailer AQUI), não deu pra continuar do mesmo jeito. Confesso que ainda não falei sobre esse meu desejo com minha nutricionista, mas semana que vem tenho consulta e irei levar essa questão para ela porque o acompanhamento de um profissional é fundamental. 

documentário cowspiracy

Estou desde domingo sem nenhuma proteína animal e estou me sentindo super bem, mais leve, mais tranquila em relação a minha alimentação. Tenho procurado informações na internet para preparar minhas refeições com alimentos ricos em proteína vegetal e tem sido muito saborosa essa experiência (e muito mais fácil de preparar).

Proteinas sem dor

Como vocês puderam ver, encontramos proteína necessária para nossa saúde em vários alimentos.

  • Leguminosas, como grão-de-bico, todos os tipos de feijões, ervilha, lentilha, soja e favas;
  • Tofu: obtido a partir da soja fermentada, é rico em proteínas e minerais, como cálcio, fósforo e magnésio;
  • Sementes de chia, linhaça, girassol, gergelim fornecem boas quantidades de proteína, ômega-3 e vitaminas do complexo B. O gergelim é também excelente fonte de cálcio.
  • Cereais integrais, como o arroz, aveia, amaranto, trigo, quinoa, centeio: assim como as leguminosas, são boas fontes de proteína vegetal, fornecem vitaminas do complexo B, ferro e fibras.
  • Verduras de folhas verde-escuro, como couve, brócolis, escarola, rúcula e agrião são ricas em ferro.
  • Oleaginosas: castanhas, amêndoas, nozes, avelãs e macadâmias. (Fonte: Natue)

Ainda estou longe de me classificar como vegetariana e muito menos vegana, mas sei que o primeiro passo foi dado e eu estou muito feliz!

E você pode enviar essas imagens para o seu perfil no Pinterest. É só clicar em cima do ícone do PIN nas imagens e salvar nos seus painéis de inspiração.

Carola Duarte nas redes sociais:

Me siga no Instagram: @blogcaroladuarte
Curta a Fan Page: /blogcaroladuarte
Se inscreva no canal no Youtube: /blogcaroladuarte
Twitter: caroladuarte
Snapchat: caroladuarte
Pinterest: caroladuarte
Use as hastags: #projetosemmedodobiquini #blogcaroladuarte #dicadacarola
♥ Blogueira oficial do IT BLOGGERS (www.itbloggers.com.br)