Receita de Mil-Folhas de Batata

Sexta feira, final de semana chegou e para muitas pessoas é hora de ir para cozinha preparar a alimentação da família. E nada como receitas fáceis e práticas para ninguém ficar estressado, não é? Hoje a receita é com batatas.

Eu sei que ela é tida como vilã para quem quer perder peso, mas se consumir com moderação não fará mal nenhum…pelo contrário, a batata tem vários benefícios para a saúde, olha só.

Pele: rica em vitamina C que é um antioxidante natural e por isso ajuda na saúde da pele;

Cérebro: fonte rica em aminoácidos e vitamina B que ajudam no funcionamento do sistema nervoso;

Pressão alta: tem potássio que ameniza o efeito do sódio;

Rins: rica em magnésio que auxilia no bom funcionamento dos rins.

Viram como vale a pena incluir essas belezuras em algumas refeições? Agora tenta não salivar com essa receita de Mil-Folhas de Batata…essa Rita Lobo arrasa demais!

INGREDIENTES

  • 1 kg de batata (cerca de 5 unidades)
  • 3 ramos de tomilho
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • azeite para untar o refratário

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Unte com azeite um refratário quadrado de 17 cm.
  2. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente e seque com um pano de prato.
  3. Com um fatiador de legumes, corte as batatas em fatias finas e longas, no sentido do comprimento – as fatias devem ser finas mesmo, com cerca de 0,3 cm, do contrário podem ficar encruadas ao assar.
  4. Transfira as batatas para uma tigela grande, junte os ramos de tomilho debulhados, tempere com o sal, pimenta a gosto e regue com o azeite. Misture bem com as mãos para soltar as fatias e envolver toda a superfície com azeite.
  5. Para a montagem: disponha as fatias de batatas no refratário untado, perpendicularmente ao fundo, uma sobreposta a outra até preencher todo o refratário – para ficar mais fácil, vá segurando as batatas com uma das mãos e encaixando as outras, assim elas permanecem de pé e não escorregam para o fundo do refratário. Não se preocupe em deixar as batatas retinhas, quanto mais rústico ficar, mais interessante será o resultado.
  6. Cubra o refratário com um pedaço de papel-alumínio e leve ao forno para assar por 20 minutos – nesse tempo as batatas vão cozinhar no próprio vapor.
  7. Com cuidado para não se queimar, retire o papel-alumínio e volte o refratário ao forno para assar por mais 40 minutos, até as batatas ficarem bem douradas nas pontas e macias no centro. Retire do forno e sirva a seguir.

Carola Duarte nas redes sociais:
 Me siga no Instagram: @blogcaroladuarte
 Curta a Fan Page: /blogcaroladuarte
 Se inscreva no canal no Youtube: /blogcaroladuarte
 Twitter: caroladuarte
 Pinterest: caroladuarte
 Use as hastags: #blogcaroladuarte #dicadacarola

Deixe Seu Comentário!


Voltar ao topo