Receita de Bolinho de Bacalhau para a Páscoa direto do site Panelinha
Vai chegando essa época e todo mundo já começa a pensar na receita para a Sexta Feira Santa. Eu não sou fã de bacalhau, mas se tem um aperitivo que eu aprecio muito é o Bolinho de Bacalhau.
Fui buscar no site Panelinha da querida Rita Lobo, uma receita para fazer e me deliciar no feriado.
Confiram os ingredientes e o modo de preparo.
Ingredientes
250 gramas de bacalhau
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de azeite
1 xícara de chá de farinha de rosca
1/2 xícara de chá de salsinha picada
1 litro de óleo de canola
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Se o bacalhau estiver salgado, coloque – o dentro de uma tigela com bastante água. Troque a água da tigela de 1 em 1 hora, durante 5 horas.
Palpite da Carola: gente eu aconselho a desalgar o bacalhau antes porque senão demora muito.
Descasque as batatas, corte – as em pedaços médios e coloque numa panela com água e leve ao fogo alto.
Quando ferver, marque 15 minutos e depois desligue o fogo (as batatas devem ficar bem macias). Escorra a água e transfira as batatas para um prato grande. Deixe descansar por 5 minutos para o excesso de água evaporar.
Retire o bacalhau da tigela e coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, deixe cozinhar por 5 minutos e desligue o fogo. Transfira o bacalhau para um prato e deixe esfriar.
Enquanto o bacalhau esfria, passa as batatas pelo espremedor, ou desmanche com uma colher de pau, para formar um purê.
Palpite da Carola: eu não sou fã do cheiro de peixe, então eu sempre uso a colher de pau.
Quando o bacalhau estiver frio desfie – o com as mãos.
Leve uma panela ao fogo, junte o azeite e deixe aquecer. Em seguida, adicione a cebola e o alho. Refogue por 4 minutos, mexendo sempre.
Coloque o bacalhau desfiado na panela e misture muito bem. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Misture muito bem o bacalhau com a batata e a farinha. Tempere com sal, pimenta do reino e a salsinha.
Coloque a farinha de rosca num prato grande. Com as mãos, faça bolinhas com a massa de bacalhau do tamanho que quiser. Empane as bolinhas com a farinha de rosca, cobrindo cada uma muito bem.
Coloque o óleo numa panela grande e leve ao fogo para aquecer. Para saber quando o óleo está na temperatura certa, coloque um palito de fósforo dentro da panela. Assim que ele acender, o óleo estará no ponto.
Com uma escumadeira, retire o palito de fósforo de dentro da panela e coloque alguns bolinhos de bacalhau para fritar. Não encha demais a panela, pois os bolinhos podem grudar. Frite por etapas.
Quando os bolinhos estiverem bem dourados, retire – os da panela cuidadosamente com a escumadeira e coloque – os sobre um prato forrado com papel toalha. Sirva bem quente.
Deu água na boca…não deu?