Desde que virei ovolactovegetariana (sabiam que os vegetarianos são classificados em 4 grupos?) tenho pensado em algumas coisas. Por exemplo: o que adianta eu não comer nada de carne se continuo consumindo os derivados? A crueldade na indústria pecuária não está só na carne. Sinto que estou pronta para dar mais um passo, porém preciso me organizar porque, com certeza, será a parte mais difícil!
Uma das coisas que fiquei pensando foi no pãozinho quente de manhã com uma manteiga…e claro que, criativos como os veganos são, achei várias receitas de manteiga vegana.
Vou compartilhar com você algumas delas. Todas elas são do site Cultura Veg.
Em primeiro lugar, a mais fácil de se fazer e a mais parecida com a manteiga do pãozinho da tarde. Para fazer a manteiga de azeite, você vai precisar de sal, temperos a gosto e azeite. Misture todos os ingredientes em um pote de vidro e coloque o conteúdo no congelador. Após 12 horas, retire o pote e você vai notar que o azeite endureceu. Apesar do ponto desta manteiga ser mais baixo (ou seja, derrete mais rápido que a manteiga de vaca), ela é excelente para comer com pão quentinho. Ela derrete como manteiga e ainda pode ser usada no milho cozido. Esta é uma ótima dica e muito mais barata que as outras, além de mais saudável que margarina. Tente! É fantástico!
Gosta de tapioca no café? A manteiga de coco vai muito bem com ela e com a mandioca, alimento típico do café da tarde nordestino. Ao contrário do que se pensa, esta manteiga não é o óleo de coco que se vende nos supermercados. Na realidade, ela contém mais fibras e é menos purificada. Para fazê-la, bata o coco no liquidificador com água por longo período e coe a água com voal. O líquido é o leite de coco, que se pode usar no café da manhã. O resto do coco pode ser usado em massas ou receitas crudívoras e a gordura que prende no copo do liquidificador ou que sobe do leite é a manteiga de coco. A quantidade de gordura vai depender do coco, mas é possível obter mais, colocando o leite no congelador. A parte de cima é a gordura que pode ser usada como manteiga.
Dica: você pode bater esta gordura na batedeira com açúcar e obter um delicioso chantilly vegano.
Assim como a castanha de caju, a manteiga de amêndoa é mais cara, mas é mais rica em fibras. Para fazê-la, basta bater as amêndoas no processador até que a consistência fique bem pastosa. Na Europa e EUA esta manteiga é vendida nos supermercados. Fica a dica para quem mora na região.
Assim como todas as outras castanhas, esta manteiga se faz batendo as avelãs no processador por longo período até que se alcance consistência cremosa. Além de rica em proteína e gorduras, estas manteiga vai bem com o cacau em pó, gerando uma deliciosa Nutella vegana. Não é difícil de fazer e ainda é mais saudável e ética. Vale a pena!
A manteiga de castanha de caju fica em sexto lugar por ser a mais cara de se fazer. Esta manteiga é rica em proteína e principalmente em gordura, mas não contém muitas fibras, em comparação com a manteiga de amendoim e de amêndoas. Para fazê-la, basta bater a castanha crua e sem sal no processador por um longo período, até que o conteúdo fique bem cremoso. Você pode adicionar sal e especiarias na manteiga para alterar o sabor.
Ficando em terceiro lugar, esta manteiga ganha das outras pela sua facilidade. Por conter alta quantidade de gorduras, o seu processamento é rápido e, batendo o amendoim torrado no processador, logo se consegue alcançar a consistência de manteiga. Esta manteiga é levemente adocicada e pode-se adicionar sal ou açúcar. Em alguns lugares do Brasil, é possível encontrar esta manteiga pronta para consumo.
Dica: misture a manteiga com cacau cru em pó e obtenha uma deliciosa pasta de chocolate.
Uma delícia, não são? Já estou ansiosa para fazer todas.
E você pode enviar essas imagens para o seu perfil no Pinterest. É só clicar em cima do ícone do PIN nas imagens e salvar nos seus painéis de inspiração.
Carola Duarte nas redes sociais:
♥Me siga no Instagram: @blogcaroladuarte ♥Curta a Fan Page: /blogcaroladuarte ♥Se inscreva no canal no Youtube: /blogcaroladuarte ♥Twitter: caroladuarte ♥Pinterest: caroladuarte ♥Use as hastags: #projetosemmedodobiquini #blogcaroladuarte #dicadacarola