Colaboradora de Conteúdo: Carolina Ferriolli e a Psicologia do Emagrecimento
Sua relação com a comida e com seu corpo não anda bem?
Muitos consideram a comida um grande vilão da vida. Afinal, ela engorda e dá peso na consciência, certo? Errado! Estabelecer uma relação boa com os alimentos é imprescindível para garantir bom humor, disposição e, inclusive, o peso desejado.
O site Mindy Body Green listou alguns sinais de que sua relação com a comida precisa ser revista.
Você não come “alimentos reais”
Toda a valorização em torno dos alimentos orgânicos não é à toa. Nutricionalmente mais ricos, já que são cultivados sem agrotóxico, eles proporcionam muito mais benefícios ao seu corpo do que os processados, que o seu organismo nem sequer reconhece como alimento.
Você foge dos alimentos dos quais gosta
Uma das maiores dificuldade para se manter em uma dieta regrada é que muitas vezes o cardápio inclui coisas que não agradam ao nosso paladar. Por isso, no supermercado deixe a sua intuição guiá-la quanto ao tipo de alimentos saudáveis que você deve comprar. Lembre-se, nenhum especialista conhece o seu gosto melhor do que você. Você não faz as refeições em ambientes relaxantes
Tudo o que possa desviar a sua atenção durante o processo de alimentação prejudica a absorção de nutrientes pelo organismo e dispersa a energia que deveria estar concentrada na digestão. Por isso, na hora das refeições, desligue a TV e deixe de lado o celular. Sem a interferência estressante dos dispositivos eletrônicos, você se concentra na comida e acaba até comendo menos.
Você não dá a menor atenção para a mastigação
Na hora de qualquer refeição, respire profundamente e lembre-se de que não é preciso ter pressa. Quando a sua respiração desacelera, a sua mente descansa e transforma o ato de comer em algo prazeroso. Só assim você vai se lembrar de mastigar corretamente, o que contribui para uma ótima digestão.
Você não cuida do seu corpo
Proporcionar a si mesma alguns rituais de bem-estar é uma ótima maneira de se aceitar e melhorar sua relação com a comida. Banhos relaxantes, automassagem à base de óleo e respiração de yoga são ótimos aliados.
Você se concentra mais na perfeição do que no progresso
Desejar que tudo seja perfeito é uma maneira infalível de alcançar a frustração. Se você cometeu um deslize e comeu o que não deveria, não se culpe. A chave do sucesso não é evitar todo e qualquer erro, mas aprender com os inevitáveis. Os maiores problemas se concentram em atitudes que você toma regularmente, e não em um errinho ou outro. Estes são até bons para nutrir a alma. Não tenha medo da gordura ou do açúcar. Seu corpo sempre perdoa. Deixe que a sua mente faça o mesmo.
Você ignora seus desejos por comida
Deixe o alimento melhorar a sua vida e guiá-la em direção às suas vontades, sempre com moderação. Estar bem consigo mesma é o primeiro passo para se reeducar. Com o tempo, vá se questionando se você realmente precisa daquilo que deseja.
Carolina Ferriolli, 27 anos, psicóloga formada em Ribeirão Preto, com experiência em atendimento a crianças, adolescentes e adultos com demandas nas áreas escolar, familiar, casal, orientação profissional, transtornos alimentares, auxílio no processo de emagrecimento e autora do blog www.pensefit.com.br.