Colaboradora de Conteúdo: Carolina Ferriolli e a Psicologia do Emagrecimento
Você come rápido demais? Lendo e-mails ou em frente à televisão? Alimenta-se fazendo outra coisa e quando vê já acabou de comer sem perceber? Come o primeiro prato, não fica satisfeito e logo devora o segundo?
Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas pode estar desconectado com os sinais básicos do corpo como fome e saciedade. Nosso corpo se comunica conosco o tempo todo, quando nosso estômago ronca ou a cabeça dói, porém, muitas vezes não damos atenção a isso ou pior, nem percebemos.
Pesquisas revelam que comer devagar e prestando atenção ao que está fazendo pode ajudar quem está em processo de emagrecimento ou manutenção do peso. Além disso, colabora para que alimentos mais saudáveis sejam escolhidos.
O Mindful eating (comer consciente), é uma técnica que visa o conceito de estar plenamente consciente do que está acontecendo dentro de cada um e ao seu redor. Aplicada ao comer, a atenção plena permite perceber cores, cheiros, texturas… E com isso perceber também a influência das emoções como ansiedade, tristeza, frustração e
alegria na alimentação. Segundo a teoria, comer enquanto fazemos outra coisa pode retardar ou até parar o
processo digestivo, além disso, como já é sabido, leva um tempo para o cérebro perceber que estamos satisfeitos e quando fazemos outra coisa não prestamos atenção nisso e acabamos comendo mais.
Algumas dicas podem ajudar:
Caso seja muito difícil para você mudar seu padrão de alimentação, comece aos poucos fazendo uma alimentação consciente por dia em um horário que seja mais tranquilo para você.
Defina um tempo para comer e respeite esse tempo.
Dê pequenas mordidas e mastigue bem.
Antes de comer pense se você está com fome ou se a fome é emocional.
Tente comer com a mão não dominante para comer mais devagar e prestando mais atenção.
Não espere estar faminto para comer, ao mesmo tempo, não fique um dia todo sem comer caso não sinta fome.
Escolha alimentos que satisfaçam seu corpo e sua mente.
Aprecie as refeições, o ambiente e a companhia, vivendo aquele momento.
Ao terminar sua refeição, levante-se e saia da mesa para não cair em tentação e comer mais do que seu corpo precisa.
Carolina Ferriolli, 27 anos, psicóloga formada em Ribeirão Preto, com experiência em atendimento a crianças, adolescentes e adultos com demandas nas áreas escolar, familiar, casal, orientação profissional, transtornos alimentares, auxílio no processo de emagrecimento e autora do blog www.pensefit.com.br.