BENFÍCIOS DO REPOLHO + RECEITA DE PANQUECA

Ah nem vem fazendo cara ruim porque repolho é delicioso de qualquer jeito, além de fazer muito bem para a saúde. Esse vegetal é da mesma família da couve, do brócolis e da couve-flor e pode ser encontrado nas cores verde, roxa, branco e vermelha (oh my nunca vi). O repolho é usado em uma infinidade de receitas podendo ser servido cru, refogado ou assado.

O repolho é um grande aliado da balança e da saúde. Uma xícara de repolho cru contém apenas 22 calorias além de proteína, fibra, vitaminas K, B6 e C, folato, manganês, cálcio, potássio e magnésio. Também possui vitamina A, ferro e vitamina B6 e folato, ambos importantes nutrientes para o funcionamento do nosso metabolismo e sistema neurológico. O vegetal também faz bem para o coração, tem poder antioxidante, melhora a digestão, regula pressão arterial e reduz nível de colesterol.

Vamos a receita da Rita Lobo que eu fiquei doida para provar. É um prato tradicional da cozinha oriental que deve ficar divino! Receita de Panqueca de Repolho ou Okonomiyaki.

INGREDIENTES

  • ⅓ de xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
  • 3 colheres (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena, misture o shoyu com o molho inglês, o vinagre e o açúcar. Leve ao fogo médio para cozinhar até ferver. Abaixe o fogo e deixe o molho reduzir por cerca de 10 minutos, até engrossar levemente — para verificar o ponto, mergulhe uma colher no molho, ele deve formar uma camada fina e brilhante, cobrindo as costas da colher. Transfira para uma tigela e deixe amornar enquanto prepara as panquecas.

PARA AS PANQUECAS

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de repolho verde fatiado
  • ½ cebola
  • 2 ovos
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ⅓ de xícara (chá) de água
  • 4 talos de cebolinha
  • ¼ de colher (chá) de gengibre em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • cebolinha fatiada a gosto para servir

MODO DE PREPARO

  1. Com um fatiador de legumes (ou mandolim) corte o repolho em fatias finas — vá passando o repolho pelo fatiador, com cuidado para não extrair o miolo central branco que é muito firme. Se preferir, descarte o miolo e fatie o repolho bem fino com a faca. Transfira o repolho fatiado para uma tigela, lave sob água corrente e seque bem numa centrífuga de saladas.
  2. Descasque e corte a cebola em meia-luas finas. Lave, seque e corte as partes branca e verde da cebolinha em fatias finas.
  3. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o gengibre em pó, o sal e tempere com pimenta a gosto. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à farinha — se algum estiver estragado, você não perde a receita. Misture bem os ovos e a farinha com uma espátula de silicone. Adicione a água, aos poucos, mexendo bem até formar uma massa lisa.
  4. Acrescente o repolho, a cebola e a cebolinha e misture bem para envolver os legumes com a massa — parece pouca massa, mas não se preocupe, é assim mesmo, a ideia é os legumes ficarem bem evidentes nas panquecas.
  5. Leve uma frigideira antiaderente com cerca de 20 cm ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de óleo e disponha metade da massa de panqueca. Com a espátula, distribua a massa e os legumes no fundo da frigideira, nivelando e pressionando levemente para formar uma camada uniforme. Deixe cozinhar sem mexer por 4 minutos, ou até a base dourar.
  6. Para dourar do outro lado: retire a frigideira do fogo e solte as laterais e o fundo da panqueca com a espátula. Cubra a frigideira com um prato e vire de uma só vez.
  7. Volte a frigideira ao fogo baixo, regue com ½ colher (sopa) de óleo e deslize a panqueca do prato para a frigideira, com o lado dourado para cima. Deixe cozinhar sem mexer por mais 6 minutos, ou até dourar. Transfira para um prato e repita o mesmo processo para fazer a segunda panqueca.
  8. Sirva as panquecas com o molho e cebolinha fatiada a gosto.

Carola Duarte nas redes sociais:
 Me siga no Instagram: @blogcaroladuarte
 Curta a Fan Page: /blogcaroladuarte
 Se inscreva no canal no Youtube: /blogcaroladuarte
 Twitter: caroladuarte
 Pinterest: caroladuarte
 Use as hastags: #blogcaroladuarte #dicadacarola

Deixe Seu Comentário!


Voltar ao topo