Colaboradora de Conteúdo: Carolina Ferriolli e a Psicologia do Emagrecimento
O ano novo chegou e, com ele, a época de fazer uma faxina física e emocional, livrando-se de tudo aquilo que não precisa ou não usa. Começar o ano assim é uma ótima forma de se sentir livre, com o coração e a mente abertos para novas experiências, além de poder ajudar outras pessoas doando roupas, objetos e sapatos que não usa mais.
O início de um novo ano é também o momento de refletir sobre nossa vida na esperança de dias melhores. Não se esqueça de agradecer por tudo que passou no último ano.
Esse momento de reflexão é fundamental para identificar padrões de comportamento e propor as mudanças necessárias. Como já sabemos, temos dentro de nós a capacidade de criar nossa realidade, para o bem ou para o mal. Sendo assim, seja positivo, tenha sonhos, metas e planeje alcançá-las.
Em um local calmo, tranquilo e silencioso, respire fundo para oxigenar seu cérebro e comece a listar tudo aquilo que não usa mais, além de listar comportamentos e sentimentos que não deseja mais ter no ano que se inicia. A prática de desacelerar e criar chances para pensar a respeito de projetos ou acontecimentos é essencial para fazer escolhas mais conscientes.
Além da faxina geral, proponho para esse ano, algumas atitudes:
- Saber perdoar os outros e a si mesmo.
- Dedicar-se às coisas simples da vida.
- Trabalhar com aquilo que se ama.
- Estar ao lado do parceiro (a) certo (a).
- Ter tempo para si mesmo e para os que ama.
- Aceitar novos desafios.
- Saber dizer sim e não quando necessário.
- Saber ficar consigo mesmo.
- Saber lidar com seus erros e aprender com eles.
- Preocupar-se menos com os outros.
Então, mãos à obra: limpe armários, gavetas, mesa de trabalho, prateleiras, quartinhos de bagunça e, principalmente, limpe sua mente. Lembre-se que, para algo novo acontecer é preciso haver espaço vazio, tanto físico como mentalmente.
Carolina Ferriolli, 28 anos, psicóloga formada em Ribeirão Preto, com experiência em atendimento a crianças, adolescentes e adultos com demandas nas áreas escolar, familiar, casal, orientação profissional, transtornos alimentares, auxílio no processo de emagrecimento e autora do blog www.pensefit.com.br.