Moda | Estilo Gypsy por Thais Lipari
A moda é marcada por um ir e vir de movimentos e tendências que ajudam na composição do futuro, junto com as descobertas científicas, tecnológicas e filosóficas que vão sendo registradas pela História da Moda, formando assim movimentos culturais e gêneros históricos.
Tudo começou através dos grupos itinerantes que se originaram no norte da Índia (há controvérsias) e passaram a viver no sul e sudoeste da Ásia, Europa e América do Norte, e eram denominados “Ciganos”, que na língua inglesa significa Gypsy.
Possuíam estilo de vida nômade e eram apaixonados por cores vivas e adornos nos acessórios. Por volta de 1830 elementos gypsy e de várias
outras culturas foram incorporadas pelos novos artistas franceses que se revoltaram durante a revolução. O espírito de anarquia e liberdade da época fazia alusão aos gypsies onde acreditava-se que eles haviam se originado na Boêmia (uma área da Europa Oriental, que passaram a se referir aos intelectuais e artistas boêmios).
O estilo boêmio teve tanta influência que inspirou vários movimentos culturais posteriores como o Flower Power, o Hippie e muitos outros.
Yves Saint Laurent batizou uma de suas criações de Bohemian, que originou o termo mais usado atualmente – Boho. Apesar da estética parecida, tais estilos possuem origens diferentes e, portanto, preservam características diferentes também. O Boho tem características do Gypsy, mas o Gypsy independe do Boho; portanto, o Boho é praticamente uma inspiração do Gypsy. Depois de muito tempo adormecido, o estilo cigano ressurge nas últimas temporadas de moda e em fotografias de streetstyle, nos sites do movimento e nas redes sociais, trazendo uma overdose de cores, tecidos, mix de estampas e acessórios que explanam o forte retorno à moda contemporânea.
Essa modernidade toda fez emergir um novo estilo de vida: Os Nômades Digitais. São pessoas que podem trabalhar de onde quiserem, bastando ter internet e computador e que geralmente está associado a fotógrafos, tradutores, blogueiros e etc. Com esse resgate na moda, a característica mais marcante deste novo “viajante” é a mistura de estilos étnicos como Folk, Boho, Tribal e o próprio Gypsy. Estampas, chapéu, calça saruel, lenços, bordados, sobreposições e um visual muitas vezes multicolorido fazem parte da composição visual desses “andarilhos” contemporâneos.
Roupas e atitudes livres e sem amarras é o resultado que conta a história por trás de cada peça escolhida.
#DicaDaCarola : Na loja Bartira Moda Indiana (Rua João Penteado, 740) você encontra looks incríveis para compor esse estilo!
Thais Lipari, atuando há 20 anos no estado de São Paulo como arquiteta. Está a frente do Studio Artsy e há 2 anos trabalhando com Visual Merchandising em Ribeirão Preto.
E você pode enviar essas imagens para o seu perfil no Pinterest. É só clicar em cima do ícone do PIN nas imagens e salvar nos seus painéis de inspiração.
Carola Duarte nas redes sociais:
♥ Me siga no Instagram: @blogcaroladuarte
♥ Curta a Fan Page: /blogcaroladuarte
♥ Se inscreva no canal no Youtube: /blogcaroladuarte
♥ Twitter: caroladuarte
♥ Snapchat: caroladuarte
♥ Pinterest: caroladuarte
♥ Use as hastags: #projetosemmedodobiquini #blogcaroladuarte #dicadacarola
♥ Blogueira oficial do IT BLOGGERS (www.itbloggers.com.br)