Confira as dicas da Designer e Consultora de Grinaldas para noivas Rosana Negrao
1 – As pérolas estão na moda?
Na verdade, elas nunca saíram de moda. A pérola é muito valorizada na joalheria, substituindo, muitas vezes, gemas de grande valor. Pela sofisticação e elegância são bastante adotadas por noivas, aumentando a sua aplicação em adornos de brincos, pulseiras, grinaldas, colares, anéis e nos solitários para uso com alianças. Hoje, as joias com perolas estão mais leves, com desenhos modernos que, ao receberem a cravação de uma perola, adquirem um toque clássico.
2 – Onde e como devo usá-las?
Para noivas, as possibilidades de uso das pérolas são infinitas, não importando o seu formato e tamanho, se o tom dela é branco ou creme, se é de água doce ou salgada. O fato é que são chiques, clássicas e combinam com todo tipo de produção, garantindo muita elegância no dia do casamento. Elas podem aparecer na forma de mini-pérolas bordadas no vertidos e aplicadas nas joias e acessorios em geral.
3 – Algumas pessoas costumas dizer que o uso de pérolas não combina com jovens, e sim com senhoras. Essa afirmação é verdadeira?
Em hipótese alguma. Como já foi dito, as pérolas deixam a noiva clássica. Chique e com ar romântico. Hoje em dia, mesmo as mulheres modernas as adotam em bordados singelos nos vestidos, mesmo que eles tenham um corte despojado. Nesse caso, combina muito bem, colocar pontos de pérolas soltos nos cabelos, mesclando com pontos de brilho. Fica leve e muito jovem.
4 – Se o vestido contar com bordados de mini-pérolas, é necessário usar brincos e outros acessorios que também tenham perolas?
Essa combinação não é obrigatória, mas com certeza fica harmoniosa. A perola é neutra e pode ser mesclada com cristais, brilhantes ou zircônias. Se o vestido tiver o tom off-white, elas o deixam ainda mais valorizado.Nesse caso, brincos de brilhantes com apenas uma perola e um belíssimo terço nas mãos fica deslumbrante.
5 – Usar um conjunto de colar, brincos, anel, pulseira e arranjo de pérolas fica exagerado?
Hoje em dia, a formação de conjuntos não está em alta. Dê preferência a peças que sejam delicadas, com mistura de pérolas e cristais, zircônias ou brilhantes. De maneira equilibrada, elas podem ser usadas em pulseiras, terços, colares, brincos e até suaves salpicados de mini-pérolas nas grinaldas. Não em conjuntos, mas sim, combinados com joias leves.
6 – Não gosto de ouro branco, mas vejo que a maioria das noivas usa joias com esse material. Posso optar pelo ouro amarelo em meu casamento?
Claro que sim. Hoje em dia o amarelo esta em alta. O que recomendo, é não usar o material puro e sim com cravação de pedras brancas, leitosas ou transparentes, como zircônias, brilhantes, cristal ou quartzo em tom pastel. Dessa forma, as pedras vão quebrar muito o brilho intenso do amarelo. Outra opção é trabalhar o metal fosco. Uma opção chique, capas de deixar o visual da noiva ainda mais clean.
7 – Gosto de brincos longos, mas como usarei ouro amarelo, seria melhor escolher um brinco curto, para não criar impacto com o branco do vestido?
Não é necessário. Sugiro usar metal e muita pedra de gota grande. Assim ela ira se destacar. Também há a possibilidade de investir na cravação de pavês de pequenas pedras.
8 – A grinalda precisa ser amarela para combinar com os brincos?
Normalmente sim, nesse caso, sugerimos mais pedras que metal. Invista em detalhes de pedrarias brancas para contrastar. Outra opção consiste em usar apenas um fio leve na cor amarela. Trabalhar com pérolas também fica elegante, isso porque a pérola tem uma tonalidade semelhante ao off-white.
9 – E para as daminhas. O que devo usar?
Não usaria um par de apliques, fica pesado e, sim mini pentinhos de metal, pontos de luz e ou perolas, grampos em formato de coração e flores. Fica bem jovial e romântico. Já as Coroas ,opte pelas mini coroinhas, que são um luxo só e elas adoram , principalmente as meninas menores, na faixa de 2 a 6 anos . Elas se sentem uma princesa, os olhos brilham e o momento fica mágico.
10 – Tenho que usar na daminha uma Grinalda parecida com a minha?
Não necessariamente. Caso queira seguir uma mesma linha de detalhes fica bonito e harmônico. Por exemplo, se optar por um pente que tenha perolas, a noiva pode usar na daminha mini pontos com perolas.