Moda | As estações por Thaís Lipari
A moda é tendência, desejo… É necessidade de mudança. É um fenômeno temporário e passageiro, que serve para alavancar as vendas no setor de vestuário, calçadista, acessórios e muitos outros que fazem parte desse mundo de sonhos e aspirações que a atualidade vive.
Para compor todo esse conjunto de produtos, existem as coleções: Primavera/Verão e Outono/Inverno que são criadas após pesquisas de
tendências, lançadas principalmente pela indústria têxtil.
Muitos profissionais estão envolvidos nessas pesquisas que englobam novos tecidos, novas tecnologias, novas cores, texturas, shapes, modelagens, além de outras tecnologias envolvidas na produção de roupas. Tudo começou por volta de 1860, quando o primeiro costureiro se atreveu a desenhar as roupas de alguém, quando antes ele era apenas um subordinado aos desejos das clientes. Seu nome era Charles Frederick Worth e é considerado o pai da alta costura (como ele mesmo se intitulava). Foi o primeiro a escolher tecidos, desenvolver os modelos, produzir a roupa e assinar suas criações – inserindo nelas “a etiqueta”. Ele sentiu a necessidade de mostrar as suas ideias ao público, promovendo os lançamentos das coleções em duas temporadas, propondo um sistema para esses lançamentos da moda que concentrava as criações e a divulgação das novidades duas vezes ao ano, acompanhando as estações climáticas.
Em seu ápice, a Maison Worth chegou a empregar 1200 pessoas e ditou os padrões de moda de toda a Europa.
Para acompanhar todas essas mudanças, a Indústria estabeleceu um calendário que até hoje é seguido nas principais capitais do mundo.
Esse calendário é baseado nas estações do ano, pois a indústria percebeu que era na época de mudanças de estação que as pessoas procuravam comprar novas peças de roupas, para se adequar às variações climáticas. Mesmo nos países como o Brasil onde essas variações climáticas não são tão bruscas de uma estação para outra, esse calendário de lançamento de coleções é mantido e serve para planejar o que está sendo vendido no presente e o que será lançado no futuro.
Thais Lipari, atuando há 20 anos no estado de São Paulo como arquiteta. Está a frente do Studio Artsy e há 2 anos trabalhando com Visual Merchandising em Ribeirão Preto.
E você pode enviar essas imagens para o seu perfil no Pinterest. É só clicar em cima do ícone do PIN nas imagens e salvar nos seus painéis de inspiração.
Carola Duarte nas redes sociais:
♥ Me siga no Instagram: @blogcaroladuarte
♥ Curta a Fan Page: /blogcaroladuarte
♥ Se inscreva no canal no Youtube: /blogcaroladuarte
♥ Twitter: caroladuarte
♥ Snapchat: caroladuarte
♥ Pinterest: caroladuarte
♥ Use as hastags: #projetosemmedodobiquini #blogcaroladuarte #dicadacarola
♥ Blogueira oficial do IT BLOGGERS (www.itbloggers.com.br)
adorei. beijos