Colaboradora de Conteúdo | Carolina Ferriolli e a Psicologia do Emagrecimento

#projetosemmedodobiquini, Bem Estar, Colaboradora de Conteúdo

comer consciente

Você é daquelas pessoas que come rapidamente em frente ao computador, come em pé, mexendo no celular ou come uma caixa inteira de bombom sem nem perceber? Sabia que, você e seu corpo, se beneficiariam muito mais se você estivesse consciente ao comer? Com a correria, trânsito, estresse e tantos afazeres da vida moderna, a refeição ficou em segundo plano, vista por alguns até como perda de tempo. Esse comportamento acelerado e automático na hora de comer tornou-se muito mais comum do que se imagina e bastante prejudicial ao corpo.

Lembra de ouvir que a hora da refeição era sagrada antigamente? Não se podia atrasar e todos deveriam comer juntos. Tudo bem que os tempos mudaram e hoje nem sempre isso é possível, mas nada justifica tornar este momento automático e prejudicial à nossa saúde. A ciência mostra que as rotinas e atitudes na hora de comer são importantes para o metabolismo. Comer sentado à mesa, compartilhando este momento com pessoas de seu convívio, mastigar muitas vezes e devagar, prestar atenção ao que se está comendo são atitudes essenciais para quem deseja uma vida saudável e mais equilibrada.

Prestar atenção aos sinais do corpo (fome, saciedade, fome emocional) e respeitá-los também é cientificamente comprovado e muito importante para comer menos e de forma mais saudável. Isso é o que propõe o “Comer Consciente” ou Mindfull Eating, derivado do conceito budista batizado de ‘mindfulness’, que significa “estar  presente no momento”. Tal prática vem sendo usada há décadas para lidar com o estresse e, recentemente, vem sendo aplicada na alimentação.

O princípio é estar focado no momento presente, centralizando a atenção sobre si mesmo, suas sensações e ritmos biológicos, como respiração e mastigação, assim como em suas vontades e desejos. É importante ressaltar que tais práticas estão ao alcance de todos e que ninguém precisa virar monge budista para colocá-las em prática, basta atenção e persistência para que virem hábito.

Alguns passos são importantes para praticar o Comer Consciente:

1. Respeite seu corpo e sua fome:

O que estou sentindo? É fome? Já estou satisfeito? Respeite e escute seu corpo, procurando distinguir fome de ansiedade, medo, alegria ou tristeza. Lembre-se que, o cérebro leva em torno de 20 minutos para receber o sinal de saciedade, por isso, coma devagar e perceba os sinais de seu corpo.

2. Respeite suas vontades:

O que eu realmente quero? Ir contra suas vontades traz frustrações, por isso, saiba o que quer e não ceda às ditaduras e padrões de beleza. Pense em sua saúde em primeiro lugar e se permita (com equilíbrio).

3. Respire fundo várias vezes:

Estou vivendo no momento ou pensando em outra coisa? A respiração profunda ajuda a diminuir o estresse e voltar ao momento presente. Se desligue de tudo e foque sua atenção apenas em você, sua alimentação e seu momento.

4. Curta o momento:

Estou saboreando a comida? Estou comendo devagar? Perceba o cheiro, o sabor, os temperos, mastigue sem engolir rapidamente. Experimente as sensações que a comida pode lhe trazer. Comer com mais atenção fará você comer mais devagar e, consequentemente, menos.

5. Saboreie sem culpa:

Se for para tomar aquele sorvete que está com tanta vontade, saboreie sem culpa e com prazer. Pense menos e sinta mais. Lembre-se que, comer com culpa faz comer

Lembre-se que o alimento é um aliado e não um inimigo. Comer melhor não é comer menos. Comer melhor é comer com mais consciência.

Carolina Ferriolli, 28 anos, psicóloga formada em Ribeirão Preto, com experiência em atendimento a crianças, adolescentes e adultos com demandas nas áreas escolar, familiar, casal, orientação profissional, transtornos alimentares, auxílio no processo de emagrecimento e autora do blog www.pensefit.com.br.

Carola Duarte nas redes sociais:

♥ Me siga no Instagram: @blogcaroladuarte
♥ Curtam a Fan Page: /blogcaroladuarte
♥ Se inscreva no canal no Youtube: /blogcaroladuarte
♥ Snapchat: caroladuarte
♥ Usem as hastags: #projetosemmedodobiquini #blogcaroladuarte  #dicadacarola

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário


Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>



Carola no Instagram

Nenhuma foto encontrada no momento...