Triple Assessoria Esportiva | Palavra do Coach

#projetosemmedodobiquini, Bem Estar

corrida-para-emagrecer-min

Várias vezes me pego pensando e me perguntando o porque das coisas. Porém nos últimos dias de trabalho, em recuperação já que não estou treinando há 23 dias, tenho observado certas coisas que me chamaram a atenção. Comportamentos compulsivos e obsessivos das pessoas. 

Através de um olhar se é que posso chamar de clínico, vejo no meu dia a dia pessoas preocupadas com resultados, treinamentos, o peso ideal, o corpo perfeito, a alimentação correta e acabam esquecendo o que realmente são. Entrando nesse esquecimento, perdem os seus valores, os seus princípios e muitas vezes até o seu aprendizado adquirido ao longo da vida.

Assim, de acordo com o dicionário, comportamentos compulsivos são mal adaptativos porque, apesar do objetivo que têm de proporcionar algum alívio de tensões emocionais, normalmente não se adaptam ao bem estar mental pleno, ao conforto físico e à adaptação social.

Digo isso, porque já perdi alguns amigos para o esporte e que deixaram de ter uma vida saudável. Quando digo deixaram de TER, é porque eles tinham, eram pessoas humildes, equilibradas, sociáveis, com excelentes resultados e o desempenho melhorando a cada dia que passava, a cada treino feito. E hoje? Pois é, hoje não tenho nem mais contato direito com eles.

O esporte pode unir sim as pessoas, mas se estas não tiverem o devido controle, ele passa por cima como uma avalanche e as vezes é muito tarde para acordar. Os resultados continuam aparecendo, o desempenho continua melhorando, mas a vida, a família, os amigos, e o bem estar mental, continuam se distanciando a cada passo dado e a cada quilômetro percorrido.

Culpar o esporte? Não é esse o caminho. Cada um de nós acima de tudo, deve respeitar a máquina que Deus criou, colocá-la pra funcionar com exercícios bem feitos e alimentos certos para gerar a energia necessária, sem jamais esquecer quem nós realmente somos. Nossos princípios, educação, nosso aprendizado, isso tudo é usado dentro do esporte com amigos, parceiros de treino, profissionais e adversários. Não importa o nível em que cada um se encontra, o RESPEITO, a HUMILDADE devem sempre ser levados com você dentro e fora do esporte.

O esporte realiza sonhos inimagináveis, a sensação da superação de que somos melhores a cada dia e a cada treino, não tem preço! Mas é necessário muita calma e equilíbrio pra não escorregar e cair na obsessão e na compulsividade. A evolução é gradativa e deve ser feita com paciência, qualidade, eficiência e humildade. Os resultados aparecem por si só, sem ao menos esperar.

Você nunca estará velho demais, ou atrás demais, fora de forma, de ritmo, com saúde ou não, a hora nunca é tarde, você simplesmente esta onde está e é extremamente capaz de se posicionar de uma forma melhor. Mude, levante, mexa-se, movimente-se, a carga nunca vai ser pesada demais se você acreditar e se posicionar positivamente em relação a ela, o que parece ser insuportável, já esta sendo suportado, apenas dê o primeiro passo, todas essas coisas são produtos do passado e não devem ser relembradas. Recomece! 

Um novo dia sempre renasce e junto com ele novas possibilidades, novos desafios e objetivos. As dificuldades, o peso que você vai encontrar são suportáveis SIM, porque você quer assim, tudo depende do seu posicionamento.

Siga em frente, não olhe para trás, o que passou, passou e o passado não renasce a cada dia. A vida continua. A sua história, jamais esqueça, princípios, siga-os com sabedoria! Respeito e humildade SEMPRE.

Bom esporte a todos!

unnamed

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário


Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>



Carola no Instagram

Nenhuma foto encontrada no momento...