Colaboradora de Conteúdo | Odontologia Preventiva com Dra. Bruna Touron

Bem Estar

A partir de hoje, a Dra. Bruna Touron da clínica odontológica CUIDE BEM DO SEU SORRISO, irá colaborar com conteúdos educativos e preventivos aqui no blog. O primeiro tema que ela vai tratar é sobre os cuidados da saúde bucal durante a gestação.

A importância na saúde bucal durante a gestação

11160673_953944104668183_2502886026518539292_n
Muito se ouve falar sobre os problemas bucais enfrentados pelas gravidas! Que a gravidez “estraga” os dentes ou prejudica a gengiva!
Durante esse momento, tão importante na vida das mamães, o corpo passa por muitas alterações, físicas e psicológicas, os grandes responsáveis por essas mudanças são os hormônios! Eles são os modulares que regulam a maior parte das atividades do nosso organismo! Quando são estimulados, como quando o óvulo é fecundado, é desencadeada uma serie de reações químicas nas células, que fazem com que os hormônios sejam produzidos em maiores ou menores quantidades do que normalmente eram produzidos. Isso tudo para que a mamãe passe pelas alterações necessárias para que o bebe cresça bem.
Esses hormônios, entre outras funções, regulam nossa resposta de defesa, que chamamos de reação inflamatória. Portanto um problema que num organismo saudável, ou sem essas alterações hormonais, não iria causar contratempos, numa gestante pode evoluir muito mais rápido, por exemplo uma carie, gengivite, periodontite ou entre outros.
Os problemas bucais enfrentados pelas gravidas geralmente vem de antes da gestação, o que acontece é que os hormônios intensificam os sintomas e aceleram a evolução! Existem algumas alterações que ocorrem apenas na gravidez mas são muito especificas, portanto a importância de um diagnostico adequado!
Estar em dia com a saúde bucal é sempre o melhor remédio!
Perguntas frequentes:
– Posso fazer limpeza durante a gravidez?
Sim, deve! O tratamento preventivo reduz a possibilidade de aparecerem problemas e ameniza os sintomas!
– O que não deve ser feito?
Deve-se evitar a tirar RX, anestesia e algumas medicações, tudo considerando o problema a ser tratado, a dor e com orientação do medico da gestante.
– Qual o melhor momento para o tratamento?
O segundo trimestre é o ideal para tratamento da mamãe, além de ela ja estar melhor quanto aos sintomas mais comuns do inicio da gravidez, o bebe ja passou pelas fases de formação embrionarias.

FAN PAGE: https://www.facebook.com/CuideBemDoSeuSorriso

CLÍNICA CUIDE BEM DO SEU SORRISO
Rua Comandante Marcondes Salgado 1738

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário


Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>



Carola no Instagram

Nenhuma foto encontrada no momento...