Colaboradora de Conteúdo: Carolina Ferriolli e a Psicologia do Emagrecimento

#projetosemmedodobiquini, Bem Estar

Benefícios do exercício físico para nosso corpo e mente

CogniFit-Brain-health

A prática regular de atividade física traz inúmeros benefícios físicos, emocionais e sociais, mas, você sabe quais são os benefícios dos exercícios para o nosso cérebro?

Ao praticar atividade física com regularidade, seja ela qual for, são liberadas substância no cérebro que melhoram o funcionamento do sistema nervoso central e o cérebro, por sua vez, propicia várias sensações e benefícios. Isso porque nosso cérebro é como um músculo que adora ser estimulado e o exercício o ajuda a se desenvolver.

 O exercício deixa o cérebro mais desperto por aumentar a atividade elétrica.

 Os exercícios são as atividades que mais utilizam células do cérebro, deixando-o mais apto a aprender.

 É um excelente tratamento e preventivo para ansiedade, estresse e depressão.

 Quem pratica atividade física regular previne as chances de adquirir vícios e quem os tem, também serve como tratamento, pois essa prática faz com que a pessoa lide melhor com as tentações.

 Por exigirem atenção e concentração, os exercícios são ótimos para pessoas com déficit de atenção e hiperatividade.

 Qualquer tipo de exercício é ótimo para revitalizar o cérebro, por isso, é a única atividade comprovada que pode prevenir o aparecimento do Alzheimer.

 Por liberar endorfina e serotonina, o exercício traz bem estar a quem o pratica. Além disso, os benefícios vão além do cérebro:

 Por reforçar o sistema imunológico, devido à produção de alguns aminoácidos, diminui a incidência de doenças como gripes, resfriados, herpes e infecções.

 Melhora a capacidade pulmonar e aumenta a capacidade de consumo de oxigênio, pois a prática de exercício aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os pulmões.

 Melhora o condicionamento do coração, ou seja, com a prática regular, o esforço cardíaco passa a ser menor, evitando doenças cardíacas e aumentando a sobrevida de pessoas que já tiveram infarto isso porque o exercício melhora a vascularização do órgão.

 Por reduzir a gordura e aumentar a massa magra, previne a obesidade e o sobrepeso, além de ajudar na manutenção do peso saudável.

 Diminui a resistência à ação da insulina, controlando os níveis de açúcar no sangue e prevenindo ou ajudando no tratamento do diabetes.

 Em relação às pernas, o exercício diminui os edemas, as varizes e o risco de trombose, isso porque o exercício funciona como uma bomba que vence o efeito da gravidade e faz com que o sangue retorne mais facilmente ao coração.

 O exercício reduz obstruções nas paredes dos vasos sanguíneos, evitando derrames cerebrais e infartos.

 A atividade física estimula o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os músculos do corpo, com isso, fortalece a massa muscular e aumenta a flexibilidade.

 Atua também nos ossos, diminuindo as chances de ter osteoporose e fraturas em geral.

 A prática de exercício também atua no controle do apetite e no funcionamento do intestino.

Ufa! Se você ainda não havia encontrado razões para praticar regularmente qualquer tipo de exercício físico, agora

não tem mais desculpas. E aí, vamos lá?

Carolina Ferriolli28 anos, psicóloga formada em Ribeirão Preto, com experiência em atendimento a crianças, adolescentes e adultos com demandas nas áreas escolar, familiar, casal, orientação profissional, transtornos alimentares, auxílio no processo de emagrecimento e autora do blog www.pensefit.com.br.

Carola Duarte nas redes sociais:

Me siga no Instagram: @blogcaroladuarte
Curtam a Fan Page: /blogcaroladuarte
Se inscreva no canal no Youtube: /blogcaroladuarte
Usem as hastags: #projetosemmedodobiquini #blogcaroladuarte  #dicadacarola

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário


Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>



Carola no Instagram

Nenhuma foto encontrada no momento...