Colaboradora de Conteúdo: Carolina Ferriolli e a Psicologia do Emagrecimento

#projetosemmedodobiquini, Bem Estar

disciplina-emagrece

Como a disciplina pode mudar seu dia a dia?

Em latim, disciplina significa ensino, por isso usamos essa palavra também para designar áreas do conhecimento. Há, portanto, uma conexão entre a disciplina e o aprendizado.

Atualmente, a psicologia dá razão para quem pensa que a disciplina é algo que se desenvolve. Na prática, ela é considerada uma qualidade de comportamento, portanto, algo que pode ser modificado a partir da decisão e da persistência firme de cada um de nós.

As famosas resoluções de ano novo, por exemplo, costumam frustrar seus idealizadores por dois motivos principais. O primeiro é que elas não são, de fato, colocadas na lista de prioridades. Ficam no campo das probabilidades enquanto outras necessidades surgem. As pessoas não percebem que podem ter mais de uma prioridade, desde que saibam organizar seu tempo.

O segundo motivo é a indisciplina, que é a grande mãe do fracasso. Segundo Aristóteles, disciplina é uma qualidade da alma, é o poder que permite ao homem diferenciar-se dos animais, pois significa a vitória da razão, a única possibilidade de uma pessoa realizar seus sonhos. Sem a disciplina e a determinação, qualquer sonho não passará de devaneio.

A disciplina pode ser imposta ou livremente consentida. A imposta só funciona por curtos espaços de tempo e é útil em situações de crise ou urgência. Não serve para tarefas em longo prazo, como é o caso dos projetos pessoais de vida, da reeducação alimentar e da prática constante de atividade física.

Por outro lado, quando é livremente consentida, a disciplina tem outra força. Você decide, e deve fazê-la por livre consenso estabelecido entre seus sonhos e suas potencialidades.

A disciplina tem dois inimigos: a indolência e a dúvida. A indolência é o diabinho que sussurra em nosso ouvido coisas como: “Estou muito cansada, amanhã começo a academia”. Já a dúvida tem causas mais profundas, pertence ao mundo do autoconhecimento e precisa do auxílio de psicoterapia.

Se um objetivo é fraco, será dominado pela dúvida, e este vem acompanhado da acomodação, do desânimo e da desesperança. Portanto, não crie em sua cabeça projetos em que você não acredita, objetivos definidos por outros, sonhos mal sonhados ou muito difíceis de serem alcançados. Estabeleça metas pequenas.

A disciplina aumenta nossa capacidade de aprender e, a partir disso, realizar. A disciplina não aprisiona, mas liberta você da pressão externa e do sofrimento que vem dos sonhos não realizados e das frustrações autoprovocadas. Ela motiva, faz nossos sonhos e objetivos se tornarem realidade, além de trazer enorme bem-estar.

Carolina Ferriolli, 27 anos, psicóloga formada em Ribeirão Preto, com experiência em atendimento a crianças, adolescentes e adultos com demandas nas áreas escolar, familiar, casal, orientação profissional, transtornos alimentares, auxílio no processo de emagrecimento e autora do blog www.pensefit.com.br.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário


Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>



Carola no Instagram

Nenhuma foto encontrada no momento...