Colaboradora de Conteúdo: Carolina Ferriolli e a Psicologia do Emagrecimento

#projetosemmedodobiquini, Bem Estar

emo__oes

A alimentação definitivamente não se limita apenas a fatores físicos, ela sofre muita influência das emoções. Desde bebês, o alimento possui também valor emocional e afetivo. Além disso, vivemos em uma cultura que gira em torno da alimentação, uma vez que comemorações, encontros com amigos e familiares sempre envolvem comida.

O modo de comer é uma escolha, que costuma ser baseada no estilo de vida. As pessoas que tentam mudar seus hábitos considerando apenas valores nutricionais e quantidade de calorias acabam caindo em uma armadilha, pois não consideram os aspectos emocionais associados ao ato de comer.

            Do ponto de vista saudável, o ideal é que haja equilíbrio entre as influências físicas e emocionais no que diz respeito à alimentação. Torna-se um problema quando os fatores emocionais passam a ter maior influência na alimentação, virando descontrole.

  • Perceba se você come quando tem fome/a cada três horas para manter seu metabolismo acelerado ou se come quando está triste, feliz, ansioso, preocupado, estressado…
  • Você sente uma enorme vontade de comer, mesmo sem estar com fome e após comer sente remorso?
  • Reflita sobre o que a comida está substituindo em sua vida, amor, amizade, insatisfação profissional, falta de objetivos?
  • Como anda sua autoestima? Ela tem influenciado em sua alimentação de forma positiva ou negativa?
  • Você é uma pessoa que espera “ser emagrecida” ou que “emagrece”?

Entenda que, o primeiro passo para a mudança é o autoconhecimento e a percepção de si mesmo, após isso as mudanças devem ser graduais, os objetivos conhecidos e as metas colocadas em prática. Conheça suas emoções e saiba lidar com elas de maneira equilibrada e saudável.

Carolina Ferriolli, 27 anos, psicóloga formada em Ribeirão Preto, com experiência em atendimento a crianças, adolescentes e adultos com demandas nas áreas escolar, familiar, casal, orientação profissional, transtornos alimentares, auxílio no processo de emagrecimento e autora do blog www.pensefit.com.br.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário


Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>



Carola no Instagram

Nenhuma foto encontrada no momento...