Colaboradora de Conteúdo: Carolina Ferriolli e a Psicologia do Emagrecimento

Bem Estar

Comer-rapido

Você come rápido demais? Lendo e-mails ou em frente à televisão? Alimenta-se fazendo outra coisa e quando vê já acabou de comer sem perceber? Come o primeiro prato, não fica satisfeito e logo devora o segundo?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas pode estar desconectado com os sinais básicos do corpo como fome e saciedade. Nosso corpo se comunica conosco o tempo todo, quando nosso estômago ronca ou a cabeça dói, porém, muitas vezes não damos atenção a isso ou pior, nem percebemos.

Pesquisas revelam que comer devagar e prestando atenção ao que está fazendo pode ajudar quem está em processo de emagrecimento ou manutenção do peso. Além disso, colabora para que alimentos mais saudáveis sejam escolhidos.

PRAJNA-Aug-GP-Mindfulness-
O Mindful eating (comer consciente), é uma técnica que visa o conceito de estar plenamente consciente do que está acontecendo dentro de cada um e ao seu redor. Aplicada ao comer, a atenção plena permite perceber cores, cheiros, texturas… E com isso perceber também a influência das emoções como ansiedade, tristeza, frustração e
alegria na alimentação. Segundo a teoria, comer enquanto fazemos outra coisa pode retardar ou até parar o
processo digestivo, além disso, como já é sabido, leva um tempo para o cérebro perceber que estamos satisfeitos e quando fazemos outra coisa não prestamos atenção nisso e acabamos comendo mais.

Algumas dicas podem ajudar:

 Caso seja muito difícil para você mudar seu padrão de alimentação, comece aos poucos fazendo uma alimentação consciente por dia em um horário que seja mais tranquilo para você.
 Defina um tempo para comer e respeite esse tempo.
 Dê pequenas mordidas e mastigue bem.
 Antes de comer pense se você está com fome ou se a fome é emocional.
 Tente comer com a mão não dominante para comer mais devagar e prestando mais atenção.
 Não espere estar faminto para comer, ao mesmo tempo, não fique um dia todo sem comer caso não sinta fome.
 Escolha alimentos que satisfaçam seu corpo e sua mente.
 Aprecie as refeições, o ambiente e a companhia, vivendo aquele momento.
 Ao terminar sua refeição, levante-se e saia da mesa para não cair em tentação e comer mais do que seu corpo precisa.

Carolina Ferriolli, 27 anos, psicóloga formada em Ribeirão Preto, com experiência em atendimento a crianças, adolescentes e adultos com demandas nas áreas escolar, familiar, casal, orientação profissional, transtornos alimentares, auxílio no processo de emagrecimento e autora do blog www.pensefit.com.br.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário


Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>



Carola no Instagram

Nenhuma foto encontrada no momento...