Dicas para não “jacar” nas festas de fim de ano

#projetosemmedodobiquini, Gastronomia

Não precisam desesperar que o #projetosemmedodobiquini não vai deixar você perder tudo o que já conquistou nesses últimos meses de reeducação alimentar.

Eu convoquei a super #nutricionistaquevigia, Lícia Vendrúsculo, para dar dicas para não “jacar” nas festas de fim de ano.

dicas-para-não-jacar-nas-festas-de-fim-de-ano

Prestem atenção nas dicas da Lícia que, com certeza, irá ajudar muito.

“Para começar, temos que pensar que Natal e Ano Novo, nós vamos nos exceder duas refeições apenas: a ceia e o almoço do dia seguinte. É muito ruim quando nós estendemos essas refeições para a semana inteira. Então temos que tomar muito cuidado com sobras de alimentos. O ideal é distribuir entre os convidados que estarão nas festas para cada um levar um pouco ou doar para alguma instituição ou até mesmo congelar alguma coisa. 

Uma coisa que eu gosto muito de usar com os meus pacientes é a compensação. Então se já iremos nos exceder nessas datas, eu indico mais atividades aeróbicas, principalmente agora que é horário de verão e que o dia é mais longo e ideal para exercícios ao ar livre. A atividade aeróbica também é ótima porque com ela nós suamos mais e isso ajuda a diminuir a retenção de líquidos, já que as comidas de final de ano contribuem com essa retenção.

dicas-para-não-jacar-nas-festas-de-fim-de-ano

Outro meio de ajudar a não reter líquido é a ingestão de chás diuréticos, principalmente o chá verde, a cavalinha também é ótima! Só cuidado com os chás de caixinhas porque eles não têm os benefícios que temos através das ervas. Ah e podem tomar ele geladinho, viu?

dicas-para-não-jacar-nas-festas-de-fim-de-ano

Uma coisa importantíssima é nunca ir para essas festas de barriga vazia porque essa refeição é servida bem tarde, o que pode fazer com que nós comemos mais. A dica é: ou comer algo em casa antes de ir para a festa ou abusar das frutas que sempre estão na decoração.  Fazendo isso, quando chegar a hora da ceia nós nem estaremos com tanta fome.

dicas-para-não-jacar-nas-festas-de-fim-de-ano

Uma coisa que eu sempre falo para meus pacientes é que eles não são proibidos de nada, mas eles tem que prestar atenção às quantidades, procurar comer em menores quantidades.

A ingestão de água também é importantíssima para hidratar nosso corpo nessa época do ano por causa do calor. O refrigerante também eu aconselho a não tomar, dar preferência para sucos naturais de frutas menos calóricas. Em relação a bebida alcoólica eu combino o seguinte com os meus pacientes: um copo de bebida alcoólica e um copo de água sempre!  Se puder dar preferencia para os vinhos, eles são menos calóricos que a cerveja. Lembrando que não pode ser os vinhos suaves, que contém muito açúcar.

dicas-para-não-jacar-nas-festas-de-fim-de-ano

dicas-para-não-jacar-nas-festas-de-fim-de-ano

Também devemos usar e abusar das frutas secas nessas festas, mas só peço para ter cuidado com as frutas cristalizadas que levam bastante adição de açúcar e com as castanhas com muito sal por causa da retenção de líquido.

dicas-para-não-jacar-nas-festas-de-fim-de-ano

As carnes utilizadas nessas festas não são carnes (pernil, tender, peru) muito gordas, então dar preferência para elas acompanhadas de saladas. Se tiver algum arroz diferente e quiser consumir, só lembrar de não extrapolar na quantidade.

dicas-para-não-jacar-nas-festas-de-fim-de-ano

Agora a parte que mais temos que nos preocupar é a sobremesa, por ser muito calórica. Como a ceia de Natal e de Reveillon é muito tarde, eu sempre aconselho meus pacientes de apenas experimentar os doces a noite, tipo uma colher de chá só para sentir o gosto e deixar para comer no dia seguinte na hora do almoço. 

dicas-para-não-jacar-nas-festas-de-fim-de-ano

Outra coisa importante é diminuir a ingestão de carboidratos antes e depois dos dias dessas festas por sabermos que haverá um certo excesso nessas ceias. Então evitar massas, pães mesmo que integrais e dar preferência para saladas, frutas.

Agora se nada disso que eu falei deu certo, uma dica importante: esquece, e veja o que você poderá fazer para mudar isso. Ficar lamentando que enfiou o pé na jaca e não fazer nada para compensar isso é muito errado. Muita gente entra nessa lamentação e acaba comendo errado de novo. Errou, faça algo para arrumar o erro.

dicas-para-não-jacar-nas-festas-de-fim-de-ano

Se ganhar peso nessa época do ano, o importante é perder esse ganho. Então encara a balança e corre para a academia.”

Viram só quantas dicas para não “jacar” nas festas de fim de ano?! Então força meninas e vamos rumo ao #projetosemmedodobiquini.

Fotos: Reprodução

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário


Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>



O quê 1 pessoa comentou

Carola no Instagram

Nenhuma foto encontrada no momento...