Gastronomia: Risoto de beterraba com champignon de Paris e parmesão by Anahy Pádua

Gastronomia

Minhas leitoras queridas….me perdoem o sumiço! Vocês sabem que eu nunca deixo o blog desatualizado, mas infelizmente a dengue me pegou e estou super debilitada e de repouso. Hoje me sentindo um pouco mais disposta, mas ainda sofrendo com a coceira que a dengue dá. Por ironia, no meu caso, essa coceira atacou as palmas das mãos e elas estão até inchadas…mas vamos lá.

Como hoje é sexta feira, uma receita deliciosa da minha prima e chef, Anahy Pádua. Aproveitem!

receita-risoto-vegetariano-de-beterraba-chef-anahy-padua-blog-carola-duarte

Risoto de beterraba com champignon de Paris e parmesão

02 beterrabas grandes (cozidas)

água da beterraba (1/2 litro)

arroz arbóreo (100g ou 1 xícara de chá por pessoa)

azeite de oliva

01 cebola cortada em cubos

60ml de vinho branco seco

50g de parmesão fresco ralado e umas fatias para enfeitar

50g de champignon de Paris (cortados em fatias e previamente salteados no azeite, ou use os de conserva)

01 colher (sopa) de manteiga fria para finalizar

sal fino a gosto

pimenta do reino moída a gosto

Preparando o risoto: 
Cozinhe previamente as beterrabas (sem a casca) em 1/2 litro de água, reserve a água, que será o caldo do teu risoto. Corte as beterrabas em pedaços e reserve um pedaço para decorar o prato. Coloque os pedaços no liquidificador e bata até que vire um purê, reserve.
Regue com azeite de oliva, o fundo de uma panela de risoto (ou uma panela funda). Acrescente a cebola em cubos e deixe transparentar. Acrescente o arroz arbóreo, e frite em fogo brando, mexendo sempre, até que as pontinhas dos grãos de arroz estejam transparentes, de 2 a 3 minutos.
Está na hora de colocar o vinho, despeje o vinho, mexendo sem parar, até evaporar o álcool  Em seguida coloque metade do purê de beterrabas no arroz e misture bem, e quando secar um pouquinho, acrescente uma concha do caldo (água da beterraba), mexendo sem parar. Vá acrescentando as conchas do caldo aos poucos, sempre que o arroz estiver secando, intercalando com o purê de beterrabas. Após mais ou menos 8 conchas do caldo, você irá alcançar o ponto do risoto.
É hora de colocar os outros ingredientes, o parmesão ralado e os champignons fatiados. Misture, para que tudo de integre bem. Com uma colherzinha, prove o sabor do risoto, após ter colocado o parmesão, pois este queijo já é um pouco salgado, talvez não precise acrescentar sal, fica a teu critério. Tempere com a pimenta moída, desligue o fogo e finalize com a manteiga fria, misturando bem.
Montagem dos pratos:
Coloque uma porção do risoto, decore com cubinhos de beterraba, fatias de parmesão e uma erva fresca que tiver em casa, eu usei um raminho de hortelã.
Essa receita é vegetariana, mas se você quiser servir com carne a Anahy indica medalhões de filet temperados com sal, pimenta do reino, regado com azeite. E para acompanhar, a chef indica um vinho tinto italiano que é mais robusto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário


Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>



Carola no Instagram

Nenhuma foto encontrada no momento...