Gastronomia: Cocotte de tomate, ricota e manjericão – Rita Lobo

Sem categoria

Uma das coisas que mais me encantam nas receitas da Rita Lobo é a praticidade.
Sapiando pelo site Panelinha encontrei essa receita com um nome super complicadinho, mas tão fácil de fazer que você levanta e corre para a cozinha preparar para o marido.

Ingredientes

3 tomates-cereja
1 colher (sopa) de ricota
4 folhas de manjericão
azeite a gosto
2 ovos
2 colheres (sopa) de creme de leite
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de noz-moscada

Modo de Preparo

1. Esta receita pode ser feita de duas maneiras: no microondas ou no forno convencional. Para quem quer preparar a cocotte, tomar um banho em 20 minutos e depois jantar relaxado, a melhor opção é usar o forno convencional. Neste caso, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Se a fome for maior que a necessidade de um banho, no microondas a cocotte fica pronta em apenas 3 minutos.
2. Bom, para a turma do banho, também será necessário fazer um banho-maria para assar a cocotte. Isso significa que ela vai ao forno dentro de uma assadeira com um pouco de água fervente. Por isso, encha uma panelinha com água e, quando ferver, despeje na assadeira já dentro do forno (assim você não corre o risco de se queimar derramando a água ao levar a assadeira ao forno). A água não deve preencher mais da metade da assadeira.
3. Com uma faca afiada ou uma faca de pão, corte os tomates em rodelas.
4. Num ramequim (ou qualquer tigelinha refratária individual), coloque as rodelas de tomate e a ricota.
5. Rasque as folhas de manjericão com as mãos sobre o tomate e a ricota. Tempere tudo com um fio de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Não precisa misturar.
6. Quebre os ovos sobre a camada de tomate e ricota. Fure as gemas com um garfo, caso vá assar a cocotte no microondas. (Há uma lenda sobre a gema que explode no microondas. Nós não testamos. Ficamos com preguiça de, caso fosse verdade, ter de limpar o microondas.) Coloque o creme de leite sobre os ovos, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e rale um pouquinho de noz-moscada. Não precisa misturar.
7. Coloque a tigelinha dentro da assadeira com água no forno e deixe assar por 20 minutos, caso goste da gema mole. Se quiser ela mais firme, deixe por mais 10 minutos. Para assar no microondas, 3 minutos deixam a gema bem firme. Se quiser ela mais molinha, 2 minutos são suficientes.

Sirva com:
Uma fatia de pão vai bem. Torradinhas também são uma boa opção. E, se quiser deixar a refeição ainda mais saudável, uma saladinha de folhas verdes acompanha muito bem esta saborosa cocotinha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário


Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>



Carola no Instagram

Nenhuma foto encontrada no momento...