Risoto de abobrinha, amêndoas e ervas de Provence

Sem categoria

Mais uma super receita da chef Anahy Pádua.

240g de arroz arbóreo (não é preciso lavar)
02 abobrinhas médias cortadas em cubos pequenos
50g de amêndoas palitadas (sem pele e tostadas previamente em uma panela com pouco óleo)
80g de queijo ementhal cortado em cubos médios
1/2 cebola cortada em cubos
100ml de vinho branco seco
100ml de azeite de oliva extra virgem
02 cubos de caldo de legumes dissolvido em 1 litro de água fervente
1/2 colher (sopa) de manteiga fria (reserve para o final)
sal a gosto
pimenta do reino moída a gosto
01 colher (café) de ervas de Provence (se não encontrar as ervas de Provence, faça uma mistura de ervas secas: manjerona, manjericão, alecrim, orégano e tomilho – usar a mesma quantidade.)

Preparando o risoto vegetariano: Em uma frigideira regada com um pouco de azeite de oliva, cozinhe ligeiramente as abobrinhas cortadas em cubos, até que fiquem macias, reserve. Em uma panela própria para risoto ou uma frigideira funda, aqueça o azeite de oliva. Quando estiver aquecido, acrescente a cebola picada e deixe transparentar. Logo após, acrescente o arroz arbóreo e refogue em fogo alto por 2  minutos. Misture o arroz e deixe transparentar alguns minutos (as pontinhas do arroz devem estar transparentes e o centro branco). Com a panela fora do fogo, adicione o vinho branco para deglaçar e volte a panela ao fogo para que o álcool se evapore. Não deixe essa mistura secar, logo abaixe o fogo, e, em seguida vá colocando aos poucos, junto ao arroz, o caldo de legumes bem quente, quase a ponto de fervura. Vá colocando o caldo até mais ou menos 15 minutos do cozimento, mexendo sempre com uma colher de pau. O tempo total de cozimento varia entre 17 e 18 minutos, então, quando faltarem 3 minutos para o final, ou seja, quando o timer contar 15, 16 minutos, acrescente o sal, pimenta do reino, ervas de Provence, o queijo em cubos, as amêndoas tostadas e as abobrinhas em cubos (já cozidas). Incorpore bem os ingredientes, adicione a manteiga fria, para dar o toque final (o brilho no arroz) e misture. O arroz deve ficar al dente. Sirva em seguida, em pratos fundos, e se optar, enfeite com um pouco das ervas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário


Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>



O quê 1 pessoa comentou

  1. "Dri"

    Q delicia!
    Amoooo abobrinha, vou experimentar!

    Existem outros 2 q amo!
    Risoto com tomatinho italiano e manjericao.
    Eeeee…
    Risoto de gorgonzola, pêra.me se qiser, desfie presunto parma.
    Ficava dica.

    Bjs

Carola no Instagram

Nenhuma foto encontrada no momento...