Momento Gastronomia

Sem categoria

Bolo de tangerina, mais uma super receita da chef Anahy Pádua

Ingredientes:

4 gemas
4 claras
220g de farinha de trigo
250g de açúcar branco
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de suco de tangerina (usei suco natural de 5 tangerinas)
Para a geléia:
5 tangerinas sem as fibras e as sementes
2 xícaras de açúcar branco
suco de 1 limão
essência de baunilha (opcional)
gomos de tangerina para decorar
folhas de hortelã para decorar
Preparando o bolo: Bata as claras em neve e reserve. Em uma batedeira ou com um fouet, bata as 4 gemas até ficarem claras, acrescente toda a quantidade de açúcar e continue batendo até obter uma mistura homogênea. Com a batedeira desligada, acrescente o suco da tangerina, a farinha peneirada com o fermento em pó e misture com uma espátula, quando a massa estiver bem homogênea, acrescente as claras batidas em neve. Misture as claras à massa de forma envolvente, até que fique uma massa lisa e uniforme. Unte uma forma redonda de aro removível (22cm de diâmetro) com manteiga e farinha e despeje a massa do bolo. Asse em forno médio 180c por 40 minutos ou até que a superfície fique levemente dourada e a ponta de uma faca ao ser espetada na massa, saia seca.
Preparando a geléia: coloque os gomos da tangerina (sem as fibras e as sementes), o açúcar e o suco do limão no liquidificador, bata rapidamente (durante uns 20 segundos), em seguida despeje em uma panela pequena, levando ao fogo para fazer a geléia. Acrescente umas gotas de essência de baunilha para perfumar a geléia. Após levantar fervura, cozinhe por mais uns 15 minutos, mexendo sem parar. Até que fique com a consistência de geléia.
Quando o bolo estiver pronto, espere esfriar e desenforme. Cubra o bolo com a geléia da tangerina e decore com gomos da fruta e folhas e hortelã. Se não quiser ter o trabalho de fazer a geléia, use geléia pronta. Sirva o bolo como sobremesa ou no lanche da tarde. Fica mais gostoso ainda, se acompanhado de sorvete de creme.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário


Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>



O quê 1 pessoa comentou

Carola no Instagram

Nenhuma foto encontrada no momento...